O que são aquelas coisas estranhas que você vê flutuando no olho?


Você já parou para prestar a atenção no olho humano? Se sim, deve ter notado que nossos olhos possuem algumas coisinhas flutuantes que se parecem até mesmo com pequenos insetos.

Caso você olhe para o sol e desvie rapidamente, será capaz de vê los sobre as superfícies com muita clareza.

O olho humano é como se fosse uma bola esférica, mas oca. Dentro dele existe a retina, que é como se fosse uma camada de proteção.

Já a retina é preenchida com um líquido viscoso, também chamado de corpo vítreo. Este corpo é como se fosse uma geléia transparente muito espessa, que estar interligada com a nossa retina em diversos pontos.

Em seu interior existem apenas algumas poucas células, que na maior parte da vezes, são compostas de proteínas que retém a água e fazem com que o vítreo se comporte como um único corpo, sem fluir. 

O corpo vítreo é de máxima importância para o desenvolvimento de nosso olho; no período embrionário de um ser, ele serve como suporte para a formação dos olhos humanos, contudo, depois que o ser nasce deixa de ter uma função específica.

Por isso ele deve permanecer transparente, para que a luz seja capaz de alcançar a retina, que está bem no fundo de nossa cavidade. 

Com o envelhecimento do corpo humano, o líquido viscoso tente a se deteriorar, perdendo água e proteínas, que por sua vez se condensam e erdem sua transparência.

Assim, as opacidades e protuberâncias são formadas. Quando colocadas no meio, a sombra cai na retina central e a vemos de uma maneira mais escura. 

Mesmo quando a visão muda de direção, o corpo vítreo continua lá, fazendo com que a visão a partir de uma certa idade começa a ser prejudicada.

Eles geralmente acabam se multiplicando após os 60 anos de idade, mas podem aparecer mais cedo para aqueles que sofrem com a miopia.

Não existe um tratamento comprovado para este problema ainda, sendo a cirurgia a única solução de que sabemos até o momento.

No entanto, a cirurgia envolve um procedimento muito arriscado, que em muitos casos pode comprometer para sempre a visão do paciente.


Like it? Share with your friends!

0

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que são aquelas coisas estranhas que você vê flutuando no olho?

log in

reset password

Back to
log in
error: Content is protected !!