Gosta de salsicha? Você precisa saber como e do que é feita, você vai ficar aterrorizado!


Elas dão aquele toque especial em muitas receitas e são a base do popular cachorro-quente, mas, apesar de adoradas por tantos, vivem cercadas de boatos; saiba quais são os ingredientes da iguaria e como é fabricada 

As salsichas são alimentos industrializados compostos de carne, geralmente aves e suínos, miúdos, gordura, temperos e substâncias químicas que dão o sabor característico e conservam o produto. Mas não vá pensando que as carnes são de primeira, não! Normalmente são sobras de cortes tradicionais e até 60% da iguaria pode conter a chamada carne mecanicamente separada, que é aquela que fica grudada nas carcaças. Segundo a Associação Brasileira de Alimentos, os ingredientes são previamente congelados e depois moídos e processados até obter uma massa homogênea. Na etapa seguinte, o produto, ou é embutido em tripas, ou é colocado em tubos, onde ganha forma. Na sequência, as salsichas passam por cozimento, resfriamento e são banhadas em corante natural de urucum, que confere a cor avermelhada.

Mas, então, de onde vem essa má fama das salsichas? Como são feitas a partir de uma mistura, o consumidor não consegue identificar o que tem no produto só de olhar, daí surgem os mitos. Além disso, o processo de produção é pouco conhecido, o que reforça os boatos. Há quem diga que eles teriam começado no século 19, depois que o chanceler alemão Otto von Bismarck disse que as leis são como salsichas e que seria melhor não saber como são feitas. Boatos à parte, de uma questão nem os fabricantes podem discordar. As salsichas são alimentos processados, feitas com produtos químicos e ricas em sódio e gordura. Por isso, o consumo exige moderação. Tá Explicado?

“Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas”. A frase, do chanceler alemão Otto Von Bismarck (1815-1898), se tornou célebre em todo o mundo e ajudou a espalhar o boato de que as salsichas são feitas de ingredientes duvidosos e em ambientes nada limpos. Talvez as coisas fossem assim no tempo de Bismarck, mas hoje em dia, as coisas são bem diferentes. “O processo de produção desse embutido é industrial e segue as normas de higiene do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Pode ter certeza que as empresas que têm certificação não usam ingredientes duvidosos para preencher a salsicha”, afirma Marise Rodrigues Pollonio, professora da Área de Carnes e Derivados da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango. Só que nada de carne de primeira – o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos. Mas o que dá mesmo sabor ao produto são o sal e os temperos, que variam de acordo com o fabricante, mas que costumam ter alho, cebola, pimentas em pó e outras especiarias. Depois, ainda são acrescentados os ingredientes chamados extensores, que têm a função de melhorar a ligação entre a água e as gordura. Na embalagem, eles vêm descritos como proteína de soja, amidos e carragena. Por último, para que o produto tenha maior durabilidade, entram em cena os aditivos, como nitrito de sódio e fosfatos.
Na primeira etapa de produção, as carnes e a gordura são moídas até formar uma massa bem fina, à qual serão acrescentados os outros ingredientes. Com tudo bem misturado, a massa vai se tornar um “embutido”. Ou seja, ela é colocada dentro de um envoltório de plástico, que vai dar o formato ao produto. A salsicha é, então, cozida em banho-maria até atingir 72º. Em seguida, o produto passa por um processo de resfriamento e é retirado das “tripas artificiais”. “Nessa etapa, a salsicha pode receber um banho de corante para ficar com uma cor que seja atraente ao consumidor”, explica Marise Pollonio. Depois dessa etapa, o produto está pronto para ser embalado e distribuído.


Like it? Share with your friends!

-3

Gosta de salsicha? Você precisa saber como e do que é feita, você vai ficar aterrorizado!

log in

reset password

Back to
log in
error: Content is protected !!